terça-feira, 3 de março de 2009

Caetano Veloso - Caetano Veloso 1971

Eu gostaria muito de ter postado o álbum do Duprat, "Brasil Ano 2000", trilha do filme homônimo, lançado em 1969/1970, mas não o tenho e tampouco conheço quem o tenha. Sendo assim fechamos o ano de 1970 e mais um ano se inicia, 1971!

Como no ano de 1970 Caetano não teve nenhum lançamento fonográfico, escolhi ele pra fazer as honras da casa e para, declaradamente, começarmos este "71", ano que já é considerado como pós-tropicalista. Digo declaradamente porque o Gil do mesmo ano já esta por aqui faz um bom tempo, da mesma forma que Erasmo Carlos com seu "Carlos... Erasmo", albúm ultra-tropicalista. Mas enfim, isso não isenta Caetano de ser o início do 71 tropicalista, rsrsrs.

Em 1971 o baiano não estava lá muito alegre, pelo contrário, a melancolia se apossou de Caetano e fez morada. A saudade e a sensação de estar como peixe fora d'água são alguns dos reflexos facilmente identificáveis no seu álbum de estréia em solo estangeiro. Lançado pelo selo londrino "FAMOUS", da Paramount Records, o álbum contém 7 faixas, 5 assinadas apenas por Caetano, 1 em parceria com Gilberto Gil ("In The Hot Sun Of a Christmas Day", talvez a mais foda do disco, tem um climão, uma melodia e um arranjo de cordas e flautas geniais), e a última é uma releitura do clássico "Asa Branca", composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, a versão apresentada dura mais de 7 minutos e é pra lá de deprê.

As 5 faixas que Caetano assina sozinho são: "A Little More Blue", faixa que abre o disco e que foi a primeira composição de Caetano em solo inglês, em seguida temos a também clássica "London, London", gravada um ano antes por Gal Costa no seu álbum "LE-GAL", e regravada nos anos 80 pelo RPM que criou uma versão horrível e absurdamente brega pra ela, vamos e venhamos, ninguém merece o Paulo Ricardo, rsrsrs. Continuando a sequência o que nos chega é "Maria Bethânea", composição feita em homenagem a sua irmã, a linha de baixo que inicia a faixa e o refrão são excelentes. A próxima faixa, Caetano dedicou a artista plástica brasileira Lygia Clark, "If You Hold a Stone", nela Caetano faz um 'mix' com "Marinheiro Só", intercalando ambas as letras, o resultado é bem bacana.

Fechando o repertório do disco temos "Shoot Me Dead", composição que teve como base para a letras alguns ditos populares ou provérbios, a melodia e o arranjo são beeem legais e de tão pra cima chega a destoar do conjunto. Muuuuuito boa! rsrsrs. Acho que é isso!

"...But today, but today, but today, I don't know why, I feel a little more blue than then..."



Para Baixar e Sair Sacundindo: Caetano Veloso - 1971 - Caetano Veloso (Famous)


Para Saber Mais: Sobre o álbum


Postado Por Marcel Cruz

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Não conhecia esse disco,estou ouvindo e adorando.Sua resenha também é boa,eu só não gosto da palavra "foda".O Caetano dever adorar,vide "A bossa nova é ...".